Mini Cursos

08/02/2018

1. Linguagem e Formação

Linguagem e currículo: ato político, implicaturas e responsabilidades

Linguagem e formação Docente

Linguagem e Prática Docente ( Epistemologia e metodologia do ensino para atuação docente/ Elaboração de enunciados em atividades de disciplinas curriculares/ Leitura de atividades de Disciplinas Curriculares

Análise do discurso e ensino ( oralidade/leitura e escrita / linguagem, língua e prática de cultura/ensino da escrita e da leitura)

Ministrante: Prof. Mestre em Linguística  e Dr em Educação (USP)

 

2. Experimentação Investigativa Contextualizada: potencialidades e limitações no Ensino de Ciências

Experimentação no Ensino de Ciências/ Concepções e abordagens sobre atividades experimentais na sala de aula/Papel da experimentação nos processos de ensino e de aprendizagem/Potencialidades e limitações da experimentação na sala de aula/ Contextualização do ensino e temas geradores/ Planejamento de atividades experimentais/Realização de atividades experimentais e a gestão da sala de aula.

Ministrante: Prof.  Dr em Ensino de Ciências (USP)

 

3. Leitura e Escrita na Escola:compromisso de todas as áreas

Alfabetização e Letramento: desafios de linguagem e ensino

O conceito de rebus para o ensino da escrita e da leitura
Leitura e escrita na escola brasileira: uma urgência
Ministrante: Prof. Mestre em Linguística e Dr em Educação (USP)
 

4. Oficina- Minicurso

Epistemologia, Metodologia e a Educação Básica: desafios de linguagem e ensino

Ministrante : Mestre em Linguistica e Dr em Educação (USP)

 

5. A Transversalidade no Ensino de Ciências: a abordagem do tema “meio ambiente” a partir da construção e estudo de terrários

Temas transversais no Ensino de Ciências
Temas transversais e cidadania
Transversalidade e interdisciplinaridade
Tema Transversal “ meio ambiente”
Contextualização do ensino e temas geradores
Planejamento de atividades experimentais
Realização de atividades experimentais e a gestão da sala de aula
Ministrante: Prof. Dr em Ensino de Ciências (USP)

 

6. Método BRAILE

Ministrante:  Profª. Mestra  (UFSM)

 

7. LIBRAS

Ministrante:Profª Mestra (UFSM)

 

8. SALA DE RECURSOS COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO

Ministrante:  Profª Mestra (UFSM)

 

CURSO    ( 160h)

Tecnologias Assistivas aplicadas a educação

Deficits motores, sensoriais e intelectuais
Educação Inclusiva-contextualização
Tecnologias Assistivas (TA): Conceito , Objetivos  e Legislação
Tecnologias da informação e Comunicação (TICs)
Aplicabilidade das TA e TICs no contexto da educação inclusiva
Recursos de TA baixa e alta tecnologia
Softwares privados e livresComunicação alternativa e sua aplicação no contexto educacional
 

Comunicação alternativa (CA): conceitos e aplicabilidade

Recursos de comunicação alternativa de baixa tecnologia
Recursos de Comunicação Alternativa de alta tecnologia
Aplicabilidade dos recursos de CA nas estratégias de ensino/aprendizagem
 

Planejamento de atividades educacionais adaptadfas utilizando Tecnologias Assistivas

Planejamento de atividades educacionais utilizando tecnologias assistivas de baixa tecnologia e softares gratuitos
Planejamento de Atividades educacionais utilizando recursos de Comunicação Alternativa de baixa Tecnologia
Criação de Pranchas de Comunicação
Ministrante: Mestra em Inclusão Social e Acessibilidade
Especialista em Fisioterapia Neurofuncional
Bacharel em Fisioterapia
Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath (Básico) e Baby Course Bobath (avançado)
Formação no Protocolo de Terapia Intensiva ( Pediasuit)